
FI-Sonic – Monitorização em contínuo de ruído ambiental & Localização e Identificação de eventos sonoros (2015-)
Entidades: Laboratório de Áudio e Acústica – Etconcept
O projeto FI-Sonic surge enquadrado no conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities) que visa melhorar o conforto e bem-estar das populações dentro e nas periferias das áreas urbanas e promover o desenvolvimento sustentável. Este projeto realiza a monitorização de ruído em contínuo e tempo real e a análise de eventos sonoros através do processamento de sinais de áudio captados por uma rede de microfones.
Esta informação pode ser utilizada para diversos fins, nomeadamente para a avaliação das questões relacionadas com o ruído ambiente ou extração de informação relevante sobre eventos ocorridos em determinado local da cidade. Desta forma, este conceito pode ser utilizado para garantir a aplicação do Regulamento Geral do Ruído.
O sistema FI-Sonic constitui também um meio auxiliar de atualização periódica dos mapas de ruído e, em conjunto com estes, cria o conceito de mapas de ruído dinâmicos, uma vez que permite a visualização da evolução dos níveis de ruído ao longo do tempo.
Outro aspeto de importante refere-se à possibilidade de, em tempo útil e de uma forma precisa, localizar fontes sonoras com base na utilização de microfones de captação multidirecional e identificar tipos de sons, por exemplo, veículos ligeiros ou pesados, buzinas, ou pessoas em situação de aflição ou mesmo disparos de armas de fogo, através de padrões de som aplicando técnicas de inteligência artificial.
As últimas questões abrem caminho para uma infinidade de novas abordagens disruptivas sobre a governança de uma cidade uma vez que estes eventos sonoros podem ser utilizados com o sistema de vídeo vigilância, fazendo a sincronização entre vídeo e som. Desta forma, quando ocorre um acidente, o sistema FI-Sonic deteta a direção/localização desse evento emite um alarme e coloca imediatamente no monitor principal da sala de operação e controlo da cidade a correspondente imagem captada pela câmara de vídeo. Assim, as forças de intervenção e serviços de emergência podem atuar mais rapidamente e antecipar as tomadas de ações sobre os eventos cruciais, podendo mesmo salvar vidas. Os três principais vetores do sistema são: Medição do ruído + Deteção de eventos sonoros + Identificação de tipos de sons.
O projeto FI-Sonic diferencia-se pelo facto de utilizar, em simultâneo, a informação extraída do som para Medir, Localizar e Identificar eventos sonoros numa cidade. É como que ‘Os ouvidos da cidade’.
O projeto foi financiado pelo programa de aceleração de empresas Soul-FI, que visava o lançamento da plataforma FIWARE – Future Internet, no âmbito do Sétimo Programa-Quadro para a Investigação e Desenvolvimento, FP7.